justificativa


A segunda etapa do Orçamento participativo de DF, iniciou-se com a assinatura do decreto, no dia 28 de fevereiro de 2012, para as atividades de 2012/ 2013.

============

O Orçamento Participativo do DF iniciou-se em maio de 2011.

A população do Distrito Federal foi convidada a construir esse processo junto com o governo. Pessoas de todo DF responderam a esse convite com boa vontade, cooperação e trabalho.

Este blog mostra um pouco das atividades desenvolvidas pelos delegados do LAGO NORTE e dos conselheiros do DF. Mostra também atividades correlatas ao movimento do OP-LN.
============

Críticas e sugestões serão ouvidas, desde que identificadas-

(61- 96853332)


sábado, 3 de setembro de 2011

REFLETINDO: SETE DE SETEMBRO NAS RUAS CONTRA O QUE?

Eu estava aqui pensando nos dizeres para colocar na faixa que quero fazer para levar na manifestação contra a corrupção. E comecei com: FORA CORRUPTOS!!!



Mas logo me veio os seguintes questionamentos:


- Tirando esses políticos corruptos que estão no poder, quem a gente põe lá? Tem?


- Onde encontrar brasileiros não corruptos?


- Como acabar com a corrupção?


- Onde está a corrupção?



São tantos questionamentos...


Bem, podemos começar pela pergunta: tem brasileiro não corrupto? Por que tem jeito de sobreviver dentro de uma sociedade onde a corrupção está em todos os níveis e não ser corrupto?Então a faixa ficaria melhor assim:


Lembro de que, no ano passado eu ia fazer a compra de um lote e que logo no começo das negociações já começamos todos a pensar como fazer para pagar menos imposto. Ou seja, como burlar o fisco. E isso não é ser corrupto?


Aí alguém argumenta que só dessa forma se sobrevive financeiramente nesse país, pois os impostos são escorchantes. E outro logo argumenta que se os impostos fossem bem usados poderíamos pagar todos eles, e não sermos corruptos. Mas será?


Será que no dia que o imposto que pagamos for bem usado para o que se destina, pagaremos por ele de bom grado? Ao menos pagaremos?


Será que se a justiça desse pais não fosse tão corrupta seriamos justos?


Essa semana, acompanhamos os funcionários do poder judiciário “brigando” por aumento, sendo que todos sabem ser o judiciário o “poder” mais bem pago do país e no entanto, atualmente, no Brasil o poder mais corrupto também.


E então, lidam com injustiças o dia inteiro, são os mais bem pagos e ainda são os mais corruptos e ainda querem mais dinheiro de salário? O que que isso quer dizer? O que isso demonstra sobre a nossa sociedade: sobre a sociedade brasileira.


Quem é mais corrupto? Os políticos do legislativo? Os do executivo? Os do judiciário? E os funcionários públicos? E a policia em todos os seus níveis? E os empresários? E os comerciantes? E aqueles que prestam serviço, são contratados para tal e não o fazem, como médicos, advogados, arquitetos, engenheiros e etc...


Quem aí já não teve um professor que não dava aula, entrava na sala e enrolava o ano inteiro? E vc puxou saco desse professor para passar de ano sem estudar?


E as domésticas que roubam coisas nas casas dos patrões? E os funcionários que roubam coisinhas nas suas empresas? E o “pobre” que trabalha na campanha de um político corrupto pra conseguir um emprego pro filho ou parente qualquer? E...e...e...?


É triste, pois a lista é interminável. E vai conversar com todos eles, com todos nós brasileiros. Todos temos em nossas cabeças as repostas prontas que justificam nosso “jeitinho” de sobreviver numa sociedade corrupta. Uma sociedade inteiramente corrupta. Desde o mais humilde pedreiro que rouba cimento da obra, até os mais altos poderosos, juízes, empresarios e etc.


Sim, resolvi mudar os dizeres da minha faixa:



Fora com a corrupção!!!! Em todos os níveis, mas principalmente, fora com a corrupção da nossa mente, da nossa forma de agir e ser, fora de toda nossa sociedade.


Fora monstro diabólico que massacra os miseráveis e destrói com as relações humanas!!!


Minha faixa ficou assim:


Nenhum comentário: