justificativa


A segunda etapa do Orçamento participativo de DF, iniciou-se com a assinatura do decreto, no dia 28 de fevereiro de 2012, para as atividades de 2012/ 2013.

============

O Orçamento Participativo do DF iniciou-se em maio de 2011.

A população do Distrito Federal foi convidada a construir esse processo junto com o governo. Pessoas de todo DF responderam a esse convite com boa vontade, cooperação e trabalho.

Este blog mostra um pouco das atividades desenvolvidas pelos delegados do LAGO NORTE e dos conselheiros do DF. Mostra também atividades correlatas ao movimento do OP-LN.
============

Críticas e sugestões serão ouvidas, desde que identificadas-

(61- 96853332)


sábado, 3 de setembro de 2011

Sobre a postagem anterior, sobre a corrupção.





Gente,


com certeza o crime de corrupção se relaciona ao agente publico, que na decorrencia do ato de corrupção, o corrompido recebe de alguma forma uma vantagem, na maioria das vezes material, em troca de praticar um ato ilegal.


Entretanto, o que eu questionei na minha abordagem foi o fato de essa pratica de se levar vantagem, ou de troca de "vantagens"ser comum na sociedade brasileira como um todo, e não apenas nas esferas publicas.


Quando se diz do pedreiro que leva o cimento, o que se compara à corrupção não é o furto em si, mas o fato de ser "comum" e "tolerado" em nossa sociedade. A sociedade aceita certas atitudes ilegais para de alguma forma obter "vantagens". Como no exemplo, eu não assino a carteira do trabalhador e em decorrencia disso tolero pequenos furtos...pratica comum nas construções.


Assim como a sonegação de impostos. Ninguém é discriminado na nossa sociedade se confessa que "- dei um jeito sonegar e de pagar menos impostos."


O medico que passando num concurso publico trabalha metade das horas para o qual foi contratado, por que o salario é baixo, tem certa tolerancia, não só dos outros funcionarios, como também da sociedade; e etc, e etc.


Todas essas posturas de que certos atos ilegais são aceitavéis ou toleraveis são comuns na nossa sociedade. Ninguém é considerado criminoso, nem" pega cadeia" por esse atos.


Mas para esclarecer melhor, busquei na internet esse site muito interessante:


------------------------------------------------------------------------------------------


"Corrupção vem do latim corruptus, significa quebrado em pedaços. O verbo corromper significa “tornar pútrido”.


A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens, e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo.

A corrupção é crime, veja alguns itens que revelam práticas corruptas:

* Favorecer alguém prejudicando outros.


* Aceitar e solicitar recursos financeiros para obter um determinado serviço público, retirada de multas ou em licitações favorecer determinada empresa.


* Desviar verbas públicas, dinheiro destinado para um fim público, e canalizado para as pessoas responsáveis pela obra.


* Até mesmo desviar recursos de um condomínio.

A corrupção é presente (em maior evidência) em países não democráticos e de terceiro mundo, essa prática infelizmente está presente nas três esferas do poder (legislativo, executivo e judiciário). O jogo de interesse dos corruptos atinge o todo, o uso do cargo ou da posição para obter qualquer tipo de vantagem é denominado de tráfico de influência.

Toda sociedade corrupta sacrifica a camada pobre, esses dependem puramente dos serviços públicos, mas fica difícil suprir todas as necessidades sociais (infra-estrutura, saúde, educação, previdência etc.) se os recursos são divididos com a área natural de atendimento público e com os traficantes de influência (os corruptos).

Quando o governo não tem transparência em sua administração é mais provável que haja ou que incentive essa prática, não existe país com corrupção zero, embora os países ricos democráticos tenham menos corrupção, por que sua população é mais esclarecida acerca dos seus direitos sendo assim mais difíceis de enganar.

Atualmente existe uma organização internacional que tem como finalidade desenvolver pesquisas nos países para “medir” o nível de corrupção, e a partir daí é feita uma classificação de acordo com a nota que vai de 0 a 10, alguns dados revelam que o primeiro lugar com nota 9,7, que corresponde à margem de confiança é a Finlândia, o Brasil ocupa 54o com nota 3,9, margem de confiança 37-41%.


(Por Eduardo de Freitas)


--------------------------------------------------------------------------------------


Um blog com uma postagem interessante sobre o assunto:


http://www.diariodeumjuiz.com/?p=1960








Nenhum comentário: