justificativa


A segunda etapa do Orçamento participativo de DF, iniciou-se com a assinatura do decreto, no dia 28 de fevereiro de 2012, para as atividades de 2012/ 2013.

============

O Orçamento Participativo do DF iniciou-se em maio de 2011.

A população do Distrito Federal foi convidada a construir esse processo junto com o governo. Pessoas de todo DF responderam a esse convite com boa vontade, cooperação e trabalho.

Este blog mostra um pouco das atividades desenvolvidas pelos delegados do LAGO NORTE e dos conselheiros do DF. Mostra também atividades correlatas ao movimento do OP-LN.
============

Críticas e sugestões serão ouvidas, desde que identificadas-

(61- 96853332)


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Reunião de Hierarquização das Propostas



" Não é necessário reagir contra aquele que nos julga mal; há que demonstrar com o exemplo o contrário." (Raumsol)

===================================================

Total de 22 delegados presentes.

Atividades Desenvolvidas:

Na terça feira, dia 28 de junho, as 19:30 hs, o Sr. Ulysses, deu inicio à reunião dos delegados do Lago Norte, explicando como seria este fórum de delegados. Ele também leu a convocação e convite do Sr. Francisco Machado para o evento de posse dos Conselheiros, que iremos eleger.

Este evento acontecerá dia 02 de julho, sábado, às 15 hs, no Museu Nacional do Conjunto Cultural da Republica.

Logo após, esta secretaria leu ata da reunião passada, que foi aprovada por unanimidade. Também leu para todos o oficio a ser encaminhado ao Sr. Governador, conforme decidido na reunião passada. A senhora Conceição Pires pediu para que fosse incluído no oficio a falta de estrutura do local onde aconteceu a reunião temática.

Esta secretaria aproveitou a palavra para comentar sobre email que recebeu de alguns delegados. Ela lembrou a todos que estamos delegados do OP e, por conseguinte, somos representantes de pessoas do nosso setor, o que teoricamente, nos impede de “abrir mão” das nossas propostas, conforme foi pedido nos emails.

Após isso a palavra foi passada à senhora Nadia Bacin, que pediu que não houvesse mais reunião às terças feiras, pois nesse dia, geralmente, em todos os núcleos rurais acontecem as reuniões dos moradores.

Passamos então a leitura do resumo, das propostas, feito na reunião passada e foram feitas algumas mudanças no texto conforme acordo entre os delegados presentes.

O Sr. Carlos Serpa lembrou que as duas listas deveriam ser entregues até dia 29 de junho, ou seja, que deveríamos terminar a hierarquização nesta reunião.

O delegado Luis Fernando sugeriu que fizéssemos a hierarquização por setor e depois então uniríamos todas as propostas. Esta delegada sugeriu que procedêssemos assim para a listagem do Plano Setorial de Investimentos, mas que para a outra listagem, do Plano Regional de Investimentos, fizéssemos todos os setores juntos.

Essa ultima proposta foi aceita por todos.

Alguns delegados questionaram se não seria um desperdício enviarmos as propostas que fossem comuns as propostas da Adm. Lago Norte ao PLOA.

O Sr. Marcos Woortmann, administrador do Lago Norte, explicou que o envio da demandas pelo OP e das demandas pela Adm. LN, não significa que uma elimina a outra.

Passamos então para a montagem da primeira listagem. Os delegados se reuniram por setor e chegamos à seguinte listagem:

Demandas de Baixo Custo, por Setor, para o PSI:

(em ordem alfabética)

1. CAs: Cobertura da Área esportiva do CEDLAN 2.

2. Mi/MEs: Substituição das bacias de contenção de águas pluviais por uma rede de drenagem na Mi3.

3. Núcleos Rurais: Iluminação pública de todos os acessos.

4. Península: Iluminação das passagens de servidão.

5. Taquari: Urbanização das Praças.

Esta listagem deverá ser apresentada com as devidas propostas detalhadas, que deverá ser entregue o mais rápido possível ao senhor Carlos Serpa.

Passamos a seguir para formularmos a hierarquização das propostas para o PRI.

Esta secretaria observou a todos, que na lista de propostas que havia distribuído aos delegados presentes, algumas demandas eram comuns a todos setores e de suma importância. Que a primeira era a demanda por segurança. Dois setores haviam pedido Posto Policial e os outros três pediram ampliação das rondas.

O sr. Marcos Woortmann, administrador, observou que esse governo atual, já havia assinalado que não haveria construção de posto policial. Ele explicou também que o Batalhão da PM responsável pela segurança do Lago Norte e Varjão, o 24° batalhão, é o único no DF que se encontra fora da Região Administrativa pelo qual é responsável. Este fato dificulta um rápido atendimento da PM aos moradores, quando necessária urgência nas ocorrências.

Então, depois de muita troca de idéias, todos concordaram que a primeira obra demandada ao OP, em atendimento a todo o LN, seria:

Implantação permanente do 24° Batalhão da PM em frente ao Condomínio Privê1 ao lado da Elevatória da CAESB.

Assim, dessa forma, com muita troca de idéias e por votações passamos a classificar todas as demandas da listagem, hierarquizando-as por necessidades primarias e por atendimentos à maioria da população do LN.

A listagem final ficou assim:

Demandas de todo o Lago Norte, para o PRI, por ordem de Prioridades:

1ª. Implantação permanente do 24° Batalhão da PM em frente ao Condomínio Privê1 ao lado da Elevatória da CAESB.

2ª. Implantação e Complementação de Iluminação Pública nas seguintes áreas do LN, por ordem de prioridade:

a) Áreas dos Núcleos Rurais, que ainda não estiverem contempladas pelo PSI desse OP;

b) Áreas da Península, de servidão de passagem, que ainda não estiverem contempladas pelo PSI desse OP;

c) CAs;

d) Nas entradas não iluminadas das Mis/MEs;

e) No acesso ao Taquari.

3ª. Drenagem de Águas Pluviais com construção de “barraginhas” para infiltração da água e conseqüente recuperação dos lençóis freáticos, nas seguintes localidades: - acessos dos Núcleos Rurais/Setores de chácaras ( melhorando consideravelmente as vias);

- QI3 e QL14 da Península.

4ª. Construção de Pontos de abrigo e colocação dos coletores para a implantação da Coleta Seletiva de Lixo nos Núcleos Rurais, no Taquari, nas MI/MEs.

5ª. Construção de Abrigos de Paradas de Ônibus entre os AAs e Paranoá, passando pela DF005, e DF 0015 e no Setor Taquari, com implantação da linha de ônibus.

6ª. Construção dos Centros Comunitários de Multiuso nas seguintes localidades: Núcleo do Balsamo, Núcleo do Urubu, Núcleo Jerivá, na AE4 do setor Taquari, na QL13/15 da Península, no Núcleo do Torto.

7ª. Reforma do CELAN na QI 4/6 na Península;

8ª. Construção de três creches- uma atrás do CEDLAN, outra no CELAM e a outra no Núcleo Rural Cachoeira do Balsamo;

9ª. Cercamento e construção da calçada ao redor do Parque Taquari;

As demais propostas presente na listagem não foram hierarquizadas, pois já estava próxima as 23 hs, e esses delegados também precisam dormir.

A reunião foi encerrada pelo Sr. Ulysses, aproximadamente às 23 hs, com a observação dessa secretaria a todos, que se dediquem a detalhar as propostas classificadas e relembrando que amanhã teremos outra reunião, nesse mesmo local e horário, para a eleição dos conselheiros.


Nenhum comentário: