justificativa


A segunda etapa do Orçamento participativo de DF, iniciou-se com a assinatura do decreto, no dia 28 de fevereiro de 2012, para as atividades de 2012/ 2013.

============

O Orçamento Participativo do DF iniciou-se em maio de 2011.

A população do Distrito Federal foi convidada a construir esse processo junto com o governo. Pessoas de todo DF responderam a esse convite com boa vontade, cooperação e trabalho.

Este blog mostra um pouco das atividades desenvolvidas pelos delegados do LAGO NORTE e dos conselheiros do DF. Mostra também atividades correlatas ao movimento do OP-LN.
============

Críticas e sugestões serão ouvidas, desde que identificadas-

(61- 96853332)


quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sobre as Reuniões do Conselho


Total de 21 delegados presentes.


Atividades Desenvolvidas:



Na quarta feira, dia 20 de julho, as 19:30hs, o Sr. Ulisses, deu inicio à reunião dos delegados do Lago Norte, explicando como seria este fórum de delegados. O Sr. Ulisses pediu a esta secretaria que relatasse a todos como foi a ultima reunião do conselho, acontecida na segunda feira.


Esta secretaria repassou a todos que os conselheiros estão se reunindo na FEPECS e que estamos no estagio de tentarmos priorizar as obras para todo o DF. Entretanto estamos enfrentando dificuldades, pois a Secretaria de Planejamento até esse dia não havia conseguido nos passar a pré lista das obras classificada pelo IDH, custo e prioridade da RA.


Esta secretária pediu a todos que se manifestassem quanto a atitude que eles julgavam que ela deveria ter, sendo a mais correta, como representante do LN. Havia duas opções, ou se manifestar através de uma carta, ou se associar às outras RAs, fazendo um acordo de apoio entre essas regionais.


Muitos dos presentes se manifestaram com diferentes opiniões.


A Sra. Liliana Salvo declarou que pensa que quando votamos em um representante, ele deve ter autonomia para fazer o que achar melhor. Ela disse ter gostado bastante da carta, mas que não iria opinar, pois quem está no contexto é quem deve saber como agir.


O Sr. Ricardo Monte Rosa disse que achava também que não deviam os delegados determinar a melhor atitude para essa conselheira, pois as reuniões são dinâmicas e aquilo que foi votado hj pode deixar de ser interessante na hora. Ele também opinou que confiava nessa secretaria e em suas atitudes.


O Sr. Geraldo lembrou que no OP do Cristóvão Buarque, houve muitas discussões, mas que no fim, as obras foram feitas e que os conselheiros acabaram amigos. Ele apenas disse que naquele tempo quem presidiu as reuniões do conselho foi o próprio governador, e em algumas ocasiões o vice.


A senhora Conceição achou que esta conselheira devia apenas ler a carta e não distribuir, pois isso poderia ser entendido como uma atitude meio afrontosa.


O Administrador, Sr.Marcos, ponderou que a carta estava meio confusa, e que ele achava que não estava muito clara. Ele disse achar a idéia de classificar as obras por assuntos e importância uma idéia brilhante, mas que ela deveria ser explicada no microfone, de maneira mais didática.


Essa conselheira declarou que estava bastante difícil se manifestar no microfone, pois havia uma clara demonstração de impaciência por parte da mesa coordenadora e os conselheiros andavam bastante agitados.


O Sr. Marcos administrador enquanto falávamos elaborou um texto e entregou a esta secretária, como uma sugestão de manifestação.


O Sr. Sebastião questionou a esta conselheira por que ela não havia o procurado antes de se manifestar, já que ele também é conselheiro. Esta conselheira respondeu a ele que havia tido esta idéia nessa tarde, já que estávamos numa quarta feira e a ultima reunião ter acontecido na segunda feira. O Sr. Ulisses, presidente da mesa questionou a esta conselheira por que ela não havia conversado com o Sr. Sebastião na reunião passada do conselho. Esta conselheira disse que era por que ele já havia faltado em duas reuniões, e que, portanto o contato entre eles estava pouco. Essa conselheira disse que depois da reunião eles poderiam conversar.


O Sr. Ulisses pediu a esta conselheira que lesse a ata da reunião passada, no que foi lida e aprovada por todos.


O Sr. Ulisses avisou a todos que a partir de outubro mais ou menos ele vai ter que se afastar de Brasília, e que devíamos ver onde se encontrava o vice presidente da mesa, que esta faltando bastante, para que ele possa presidir as próximas reuniões. Nós ficamos de ligar para ele.


Sem mais, a reunião foi encerrada pelo Sr. Ulysses, por volta das 22 horas.




=================================================


"Muitas vezes, são os fatos os que falam e, por eles, se interpretam melhor as pessoas que por suas próprias palavras." (Rausol) =================================================

Nenhum comentário: